segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Fermentação Zink Ale One

No ultimo sábado, iniciamos a nossa primeira leva (ZINK ALE ONE), dividimos o malte em duas panelas porque ainda nao comprei um caldeirão devidamente grande......até que deu bem certo!!

Fiz a primeira filtragem e fervi o mosto acrescentando açucar e o lúpulo aos 30min antes do término da fervura.

Medi a densidade (OG) à uma temperatura de 45ºC, fiz a correção para ter a medida exata e deu 1,0798, sinal que estou no caminho certo, pois esperava uma medida aproximada a esta.
Resfriei o mosto com o gelo artificial sanitizado, e coloquei a panela dentro de um balde bem grande com gelo. Depois de 35min o mosto ja estava a uma temperatura de 21ºC e o transferi para o fermentador que ja estava sanitizado.
Hidratei a levedura por 30min e inoculei ao fermentador junto ao mosto, aerei bastante para devolver o oxigênio ao líquido, logo em seguida lacrei o fermentador com a válvula Airlock.
Fiquei surpreso com a rápidez que a levedura começou a comsumir o açucar do mosto, eu lacrei o fermentador às 18h do sábado, no domingo pela manhã a fermentação estava muito intensa, com temperatura ambiente de 20ºC.

Hoje dia 24/08 segunda feira a fermentação ainda continua mas nao com tanta intensidade, vou deixar por mais 2 dias e na quarta passo para a etapa seguinte.

Dia 26 de Agosto - Fermentação completa

Bem, a fermentação estava completa na quarta feira, depois de quatro dias a uma temperatura média de 21ºC. Medi a densidade da cerveja e estava 1,013, a cerveja teve uma boa atenuação pois a gravidade antes da fermentação foi medido em 1,072 a 45ºC, corrigido ficou 1,079.Fiz o cálculo para saber qual o teor alcólico a partir da seguinte fórmula: (OG-FG)/131=%alcool.

1,079-1,013/131= 8,64% (alcool)

Nenhum comentário:

Postar um comentário